Charlize Theron
Personalidades

Charlize Theron

  • Nascimento: 7 de Agosto de 1975 (Benoni, Gauteng, África do Sul)
  • Idade: 42
  • Atividades: Ator, Produtor

Charlize Theron (nascida em Benoni, Gauteng, África do Sul, em 7 de agosto de 1975) é uma ex-modelo, produtora e atriz sul-africana/norte-americana.

Sua carreira como atriz tem início, já nos Estados Unidos, após machucar os dois joelhos, desistir da carreira de bailarina e viajar para Los Angeles. Após alguns meses procurando agentes, sem sucesso, é descoberta por um caça talentos, na fila de um banco, enquanto discute com uma funcionária para descontar um cheque. Porém, pouco tempo depois, demite o agente por enviar somente papéis para filmes similares, como Showgirls (Showgirls, 1995) e A Experiência (Species, 1995).

Após essa fase, seu primeiro trabalho em Hollywood acontece com uma aparição não creditada em Colheita Maldita III (Children of the Corn III: Urban Harvest, 1995). Posteriormente, segue para uma pequena participação em Contrato de Risco (2 Days in the Valley, 1996), com Jeff Daniels e Danny Aiello, consegue mais destaque com sua personagem na produção dirigida por Tom Hanks, The Wonders – O Sonho Não Acabou (That Thing You Do!, 1996), com Liv Tyler, segue para a produção televisiva Hollywood Confidential, 1997; compõe o elenco de Poderoso Joey (Mighty Joe Young, 1998), e começa a surgir com mais ênfase em filmes como Enigma do Espaço (The Astronaut's Wife, 1999), com Johnny Depp, e Regras da Vida (The Cider House Rules, 1999), com Tobey Maguire, Michael Caine e Paul Rudd.

Seu primeiro longa nos anos 2000 é Jogo Duro (Reindeer Games, 2000), com Ben Afleck e Gary Sinise, seguido por Caminho Sem Volta (The Yards, 2000), com Mark Wahlberg e Joaquin Phoenix, Homens de Honra (Men of Honor, 2000), com Cuba Gooding Jr. e Robert De Niro, Advogado por Engano (Trial and Error, 1997), com Jeff Daniels, até chegar em um de seus papéis mais marcantes no longa, Advogado do Diabo (Devil's Advocate, 1997), com Keanu Reeves e Al Pacino. Na sequência, integra o elenco de Celebridades (Celebrity, 1998), dirigido por Woody Allen, com Kenneth Branagh e Melanie Griffith, participa da produção dirigida por Robert Redford, Lendas da Vida (The Legend of Bagger Vance, 2000), com Will Smith e Matt Damon, e desiste de um dos papéis principais em Pearl Harbor (Pearl Harbor, 2001), dirigido por Michael Bay, para integrar o elenco de Doce Novembro (Sweet November, 2001), mais uma vez com Keanu Reeves.

Ainda durante esse período, Theron segue para o longa 15 Minutos (15 Minutes, 2001), com Robert De Niro, participa de mais uma produção dirigida por Woody Allen, O Escorpião de Jade (The Curse of the Jade Scorpion, 2001), com Dan Aykroyd, segue para as produções Encurralada (Trapped, 2002), com Kevin Bacon, Seu Marido e Minha Mulher (Waking Up in Reno, 2002), com Billy Bob Thornton e Patrick Swayze, e compõe o elenco do longa Uma Saída de Mestre (The Italian Job, 2003), com Mark Wahlberg, Donald Sutherland, Edward Norton e Jason Stathan. Ainda no mesmo ano, produz e estrela o longa Monster: Desejo Assassino (Monster, 2003), que lhe garante seu primeiro Globo de Ouro e seu primeiro Oscar na categoria de Melhor Atriz, segue para mais um trabalho marcante em sua carreira, A Vida e Morte de Peter Sellers (The Life and Death of Peter Sellers, 2004), com Geoffrey Rush, pelo qual recebe uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante em série, minissérie ou filme feito para TV.

Em seguida, participa do longa Três Vidas e um Destino (Head in the Clouds, 2004), com Penélope Cruz, e vive mais um papel marcante em Terra Fria (North Country, 2005), com Jeremy Renner, produção que lhe garante mais uma indicação ao Globo de Ouro e ao Oscar na categoria de Melhor Atriz. Logo depois parte para a produção Æon Flux (Æon Flux, 2005), e realiza sua primeira sequência consistente de aparições em uma série ao participar de cinco episódios de Arrested Development, 2003. No ano seguinte, produz o documentário East of Havana, 2006; integra o elenco do filme roteirizado e dirigido por Paul Haggis, No Vale das Sombras (In the Valley of Elah, 2007), com Tommy Lee Jones, e segue para os longas A Batalha de Seattle (Battle in Seattle, 2007), Sleepwalking, 2008; filme em que além de atriz também é produtora, Hancock (Hancock, 2008), com Will Smith e Jason Bateman, atua e é produtora executiva do longa Vidas Que se Cruzam (The Burning Plain, 2008), dirigido por Guillermo Arriaga, e integra o elenco do longa pós-apocalíptico A Estrada (The Road, 2009), com Viggo Mortensen.

Dois anos depois, recebe mais uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Comédia ou Musical por Jovens Adultos (Young Adult, 2011), com roteiro de Diablo Cody, dirigido por Jason Reitman, com Patrick Wilson, segue para Prometheus (Prometheus, 2012), dirigido Ridley Scott, com Noomi Rapace, Michael Fassbender, Idris Elba e Guy Pearce, participa do longa Branca de Neve e o Caçador (Snow White and the Huntsman, 2012), com Kristen Stewart e Chris Hemsworth, produz o projeto televisivo Hatfields & McCoys, 2013; segue para a comédia escrita e dirigida por Seth MacFarlane, Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola (A Million Ways to Die in the West, 2014), com Liam Neeson e Neil Patrick Harris, produz e compõe o elenco do longa Lugares Escuros (Dark Places, 2015), com Chloë Grace Moretz e Christina Hendricks, vive uma das personagens principais na produção dirigida por George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015), com Tom Hardy, Nicholas Hoult e Zoë Kravitz, e segue para o drama dirigido por Sean Penn, The Last Face, 2015; com Javier Bardem e Jean Reno.

Curiosidades

Charlize foi a primeira mulher sul-africada a ganhar um Oscar.

Ganhou 13kg para interpretar Aileen Wuornos em Monster: Desejo Assassino.

Desde 2007 é cidadã norte-americana.

Participou do teste para o papel de Nomi Malone em Showgirls, que acabou ficando com Elizabeth Berkley.

Tornou-se modelo de passarela aos 14 anos.

Com 16 ano ganhou uma competição em seu país e foi desfilar nas passarelas de Milão. Aos 18 anos ganhou uma bolsa de estudos para estudar balé na Joffrey School em Nova York. No entanto, após machucar os dois joelhos, optou pela carreira de atriz.

Theron conta que quando tinha cinco anos de idade presenciou um acidente em que um caminhão havia tombado e estava em chamas. “As portas estavam travadas e havia um homem preso dentro da cabine. Na África do Sul todo mundo carrega uma arma, e o homem implorava para que alguém atirasse nele, pois não queria queimar até a morte. Ninguém era capaz de tirá-lo da cabine, então, alguém atirou. Isso foi horrível, mas, definitivamente, foi um momento que me fez dar grande valor para a vida”.

Falando sobre suas escolhas para viver um personagem: “A parte física está no final da lista, para mim. [Afinal de contas] Seu trabalho como ator é ser uma tela limpa para que você e o diretor sejam capazes de contar a história da maneira mais autêntica possível”.